Notícia
Sabadell prepara aumento de capital de 1,4 mil milhões de euros
O banco Sabadell, o quinto maior de Espanha, comunicou um aumento de capital através da venda de acções, numa altura em que tenta captar investidores estrangeiros.
O Sabadell vai tentar angariar até 650 milhões de euros com um primeiro aumento de capital a 1,64 euros por acção, através de uma recolha das intenções de investimento. Cerca de 425 milhões de euros desse valor estarão já garantidos através de investidores internacionais, comunicou o banco espanhol.
Posteriormente, o Sabadell vai oferecer aos accionistas a possibilidade de comprar novas acções a 1,10 euros, procurando um encaixe total de 1,4 mil milhões de euros.
A banca espanhola tem sido atingida por uma série de condicionalismos, nomeadamente o aumento do crédito malparado e uma fraca procura de crédito, numa altura em que o país tenta emergir do seu sexto ano consecutivo de crise. Ainda assim, o Sabadell afirmou que este aumento de capital foi planeado para permitir a conquista de “novos accionistas importantes” que apoiem os planos de crescimento do banco lá fora.
“Estão a receber investimento externo e isso pode ser um voto de confiança”, afirmou Benjie Creelan-Sandford, analista do Macquarie Bank. “A decisão de emitir acções vai focar as pessoas na ideia de que a situação dos bancos espanhóis está longe de ser robusta”.
Segundo apurou a Bloomberg, os 425 milhões que vão chegar ao banco vêm das mãos da Investors ITOS Holding e da Fintech Investment. O Deutsche Bank está a liderar a venda, numa parceria conjunta com o JPMorgan Chase.