Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sabadell quer chegar a 2022 com 600 milhões de crédito concedido na sucursal em Portugal

A sucursal do banco espanhol Sabadell em Portugal, que abriu nos últimos meses de 2018, quer chegar a 2022 com 600 milhões de euros de crédito e trabalhar com empresas que queiram investir em saúde e residências universitárias.

Reuters
08 de Abril de 2019 às 19:12
  • 2
  • ...

Os responsáveis da sucursal em Portugal, que abriu nos últimos meses de 2018, reuniram-se hoje com jornalistas em Lisboa para a inauguração oficial, onde indicaram que em final de abril a sucursal terá 256 milhões de euros em crédito concedido e 138 milhões de depósitos.

 

O objetivo do banco, que em Espanha é o quarto maior, é chegar a 2022 com 600 milhões de euros de crédito e 400 milhões de euros de depósitos.

 

O grupo tem identificadas 1.200 empresas espanholas com relação com Portugal com quem quer trabalhar e portuguesas com faturação acima de 100 milhões de euros.

 

José Nieto, diretor-geral adjunto, disse que o Sabadell quer financiar empresas portuguesas em projetos de investimento de longo prazo ('project finance'), ajudar a fazerem emissões de dívida e a avaliarem e fazerem propostas por empresas estrangeiras, desde logo espanholas, mas também de França e do México (onde o Sabadell conhece bem o mercado porque tem operações).

 

Além disso, afirmou, querem trabalhar com empresas interessadas em investir em Portugal, referindo o responsável da sucursal do Sabadell em Portugal, Santiago Tiana, que há muito interesse de investidores estrangeiros por hotéis, unidades de saúde, lares de idosos, logística e ainda residências universitárias em Lisboa e no Porto (neste caso, fundos de investimento interessados em investir em residências para estudantes em Lisboa e Porto).

 

O banco quer ainda financiar projetos de empresas que vençam concessões energéticas, apoiado na experiência que tem em Espanha de financiamento a projetos de energias renováveis. "As operações que podemos fazer não têm limite, têm o mesmo limite da operações em Espanha", afirmou Santiago Tiana.

 

O Sabadell já teve presença em Portugal na década de 1990, com uma sucursal em Lisboa e outra no Porto, e posteriormente e durante anos foi acionista do BCP.

 

O Sabadell vendeu a sua participação no BCP (de 4,08%) em 2016, com menos valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos, isto depois de ter tomado a decisão de se retirar da corrida ao controlo do BCP depois de o grupo chinês Fosun ter comprado uma participação social importante no banco português.

 

Segundo disse hoje Santiago Tiana, o grupo espera este ano já ter lucros na sucursal em Portugal, mas sem referir o valor estimado.

 

O Sabadell, grupo bancário fundado em 1881, teve em 2018 lucros de 328 milhões de euros, menos 54% do que em 2017.


Além de Espanha, tem cinco sucursais (Lisboa, Londres, Miami, Paris, Casablanca), filiais e participações no Reino Unido, México, Andorra e Colômbia e ainda 13 escritórios de representação um pouco por todo o mundo, e um total de 26 mil trabalhadores.

 

Ver comentários
Saber mais Sabadell Fosun BCP Porto Santiago Tiana José Nieto França Lisboa Portugal Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio