Notícia
Rodrigo Echenique é o novo presidente do Popular
O conselho de administração do Banco Popular nomeou esta terça-feira Rodrigo Echenique, vice-presidente do Banco Santander e presidente do Santander España, para presidir à entidade financeira que foi comprada pelo banco liderado por Ana Botín.
Os media espanhóis estão a avançar que Rodrigo Echenique Gordillo foi o nome designado pela administração do Popular para liderar o banco.
O novo conselho de administração do Banco Popular, adquirido pelo Santander, será composto por 14 mmebros, dois terços dos quais provenientes do Popular e um terço do grupo presidido por Ana Botín, refere o Expansión.
O Grupo Santander, que comprou o Popular no passado dia 7 de Junho por um euro, depois da resolução do banco pelas autoridades europeias, dá assim por concluída a primeira etapa de estabilização daquela entidade, referiu a instituição financeira em comunicado citado pelo Cinco Días.
O Santander sublinhou também, citado pelo El Mundo, que assim que se obtenham as autorizações definitivas da Autoridade da Concorrência, em Espanha, o Banco Popular será integrado na estrutura do Santander España e Alberto Delgado será o responsável pelo negócio do Popular.
Segundo o website Hispanidad, Echenique, com 69 anos, foi também presidente da Metrovacesa e conselheiro coordenador na Inditex (que conta com marcas como a Zara). Foi também presidente não executivo do NH Hoteles. Echenique foi ainda presidente não executivo da Vocento e da Merlin Properties.
De todos estes cargos, é ainda administrador não executivo da Inditex, refere o El País.
(notícia actualizada às 17:56)