Notícia
Reestruturação do Banco Popular “poderá ter implicações” em Portugal
Fonte oficial contactada pelo Negócios avança que o plano de reestruturação em curso em Espanha “poderá ter implicações em Portugal, mas desconhece-se em que medida”.
A reestruturação anunciada pelo Banco Popular em Espanha, que implicará a redução do número de colaboradores e o fecho de balcões, pode ter implicação na actividade do banco em Portugal, embora ainda esteja por estimar qual o seu alcance.
"Poderá ter implicações no banco em Portugal, mas desconhece-se em que medida", afirmou ao Negócios esta terça-feira, 20 de Setembro, fonte oficial da operação portuguesa do banco, confirmando a notícia avançada pelo Dinheiro Vivo.
O espanhol Banco Popular tem em curso um plano que prevê reduzir o número de trabalhadores e o encerramento de 300 agências em Espanha. De acordo com as informações que foram avançadas esta terça-feira pela agência Bloomberg, o banco já informou os sindicatos da intenção de reduzir entre 2.900 e 3.000 postos de trabalho. As negociações entre as duas partes deverão arrancar em breve.
A possibilidade agora admitida de existirem "implicações" desta reestruturação na operação nacional vai em sentido contrário ao que disse em Maio deste ano fonte oficial do Popular Portugal, liderado por Carlos Álvares (na foto). "O Popular Portugal está a abrir novas agências à medida que o crescimento do mercado o exige, bem como a contratar colaboradores na mesma medida," assegurava então aquela fonte.
Em Portugal, o Popular tinha 169 balcões no final do ano passado, altura em que o quadro de pessoal ascendia a 1.162 colaboradores. Actualmente, o banco tem em Portugal 170 agências e cerca de 1500 colaboradores.
(Notícia actualizada às 18:42 com o número de agências de trabalhadores actualmente)