Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Problema do malparado será financiado pelo banco de fomento

O Governo prepara-se para anunciar a solução para o crédito malparado empresarial que está nas mãos dos bancos. O banco de fomento terá um papel de financiador, avança o Público.

Bruno Simão
Negócios 07 de Setembro de 2017 às 08:25
  • ...
O Executivo liderado por António Costa já terá conseguido um acordo com a CGD, o BCP e o Novo Banco em relação ao problema do crédito malparado empresarial, que pesa no sistema financeiro. E a solução estará prestes a ser anunciada, revela o jornal Público esta quinta-feira, 7 de Setembro.

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como banco de fomento, terá um papel de financiadora, com o objectivo da solução a ser o de reduzir o peso do malparado na banca e evitar que empresas que sejam viáveis sejam liquidadas. 

Desta forma será constituída uma entidade que fará a gestão destes créditos, tendo o modelo de financiamento já sido fechado, segundo o mesmo jornal. 

A solução para este problema tem feito correr muita tinta há mais de um ano. Em Abril do ano passado, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu a criação de um banco mau para colocar o crédito malparado da banca em Portugal. O primeiro-ministro não se comprometeu com o modelo a adoptar, mas prometeu, na altura, que a solução não ia ter custos para os contribuintes. Mais tarde, Bruxelas veio sugerir que o banco de fomento podia vir a ajudar neste processo. Mas o ministro da Economia garantiu, então, que a IFD não ia ser usada como veículo para agrupar os activos tóxicos da banca portuguesa.
Ver comentários
Saber mais Banco de Fomento instituição financeira de desenvolvimento IFD malparado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio