Notícia
Parpública terá Pedro Ferreira Pinto como novo presidente
Ao fim de seis meses sem presidente, a empresa estatal vai ter um novo líder: Pedro Ferreira Pinto, gestor que já passou pela Selecta, Lisbon Brokers e ASK, foi aprovado pela comissão de recrutamento do Estado.
A Parpública vai ser presidida por Pedro Ferreira Pinto, gestor que foi indicado pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e que acaba de receber a aprovação da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP), segundo noticiou o "Público". Uma notícia que entretanto foi confirmada através de um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O responsável foi eleito para "a completar o mandato de 2013-2015", adianta o comunicado.
Pedro Ferreira Pinto, que já foi administrador da Selecta e da Lisbon Brokers, tendo ainda passado pela empresa de serviços financeiros ASK, era desde Outubro de 2011 administrador da Eaufresh, empresa de aluguer de purificadores de água. Após a “luz verde” da CRESAP falta agora que o Governo oficialize a sua nomeação.
Pedro Ferreira Pinto irá ocupar o cargo que era de Joaquim Pais Jorge, cujo mandato já tinha terminado há seis meses, deixando a Parpública sob a gestão dos outros dois membros do conselho de administração, Carlos Durães da Conceição e José Mendes de Barros.
Segundo o parecer da CRESAP, o perfil do nome escolhido para liderar a Parpública é adequado por ter “uma experiência efectiva na gestão de topo de situações de elevada complexidade” e por demonstrar “conhecimento da problemática em causa”.
O parecer da CRESAP, publicado na última sexta-feira, diz ainda que Pedro Ferreira Pinto é “orientado para a obtenção de resultados de excelência”, apresentando um “perfil com uma orientação fortemente técnica e financeira”.
(Notícia actualizada às 15h48 com a confirmação através de comunicado)