Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pagamentos eletrónicos disparam para dois mil milhões de euros em dezembro

Com a pandemia a levar os portugueses a recorrer mais aos pagamentos à distância, as transações efetuadas por meio eletrónico deverão aumentar 20% este mês face a um ano antes, estima a “fintech” EuPago.

Jonas Leupe/Unsplash
21 de Dezembro de 2020 às 11:57
  • ...

O chamado "novo normal", com o distanciamento social e a limitação do contacto físico com objetos e superfícies impostos pela pandemia, está a produzir um aumento exponencial dos meios de pagamento eletrónicos.

 

A "fintech" EuPago fez as contas e concluiu que as transações efetuadas por meio eletrónico deverão atingir os dois mil milhões de euros em dezembro deste ano - cifra que, a concretizar-se, traduzir-se-á num crescimento da ordem dos 20% face ao mesmo mês do ano passado.

 

"Considerando o impacto do fator pandémico no crescimento do comércio eletrónico e as boas práticas de pagamentos incutidas pelos mercados financeiros, estimamos um aumento de 20% do volume transacionado que se traduzirá em, aproximadamente, dois mil milhões de euros", avança Mónica Pedro, diretora financeira da EuPago, em comunicado.

 

"Isto leva-nos a crer que, perante todas as adversidades, os vários agentes económicos estão a conseguir dar resposta às necessidades com resiliência, eficiência e segurança e isso está a refletir-se, claramente, no aumento do volume de transações de ‘e-commerce’ desde o início da pandemia", explica a gestora da mesma "fintech".

 

Analisados os dados de transações pagas por Multibanco e MB Way nos meses de novembro e dezembro dos três anos anteriores, a EuPago registou que, em 2019, no Multibanco, o volume de transações aumentou em média cerca de 4.7% no mês de dezembro em comparação com o mês anterior, sendo que o valor máximo registado foi de 9.4% nesse ano, com o valor médio de cada transação a passar de 108,4 euros em 2017 para 117,6 euros em dezembro do ano passado, o que significa um aumento de cerca de 3,2% face a novembro de 2019.

 

"Estes resultados foram acompanhados pelo aumento do número de transações de aproximadamente 1,44% nos meses de dezembro de 2017, 2018 e 2019", realça a EuPago.

 

Já nas transações pagas por MB Way, a mesma "fintech" registou que "o cenário é idêntico", apontando também para "um aumento de 6,8% do número de transações no mês de dezembro dos últimos três anos, em que o volume transacionado aumentou, em média, 2,11% e o valor médio de cada transação passou dos 29,7 euros em dezembro de 2017 para os 36,43 euros em dezembro de 2019".

 

Ver comentários
Saber mais pagamentos eletrónicos pandemia multibanco mbway eupago mónica pedro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio