Notícia
Os resultados da banca até Setembro em 8 gráficos
Os principais bancos apresentaram resultados até Setembro. O Negócios analisou-os.
Margem cai em três bancos
A CGD e o BCP registaram aumentos do negócio bancário, mas os nove primeiros meses tiraram margem financeira ao BPI, Novo Banco e Santander Totta.
Imparidades ainda pesam
As rubricas consolidadas das imparidades para créditos e outros activos caíram no sector, mas continuam a ser elevadas na CGD, BCP e Novo Banco.
Bancos carregam nas comissões
A operação nacional do BCP perdeu comissões, mas porque há um ano tinha dado um salto significativo. De resto, todos tiraram mais proveitos dos serviços cobrados aos clientes.
Caixa e Novo Banco no vermelho
A operação nacional do BCP ganhou 800 mil euros, contribuindo para os lucros consolidados. O BPI cai devido ao impacto da venda do controlo no angolano BFA.
Produto cede no Totta e NB
A CGD tem beneficiado de "swaps" para melhorar o produto bancário. De resto, tem havido uma estabilização da rubrica de proveitos na banca portuguesa.
Rácios melhoram
O Novo Banco foi o único a marcar uma descida do rácio de capital, segundo as regras de cálculo actuais, mas ainda vai incorporar operações de reforço este ano.
Emagrecimento do crédito continua
Os bancos continuam a diminuir o "stock" de crédito, o que se alinha com maior restritividade na concessão. O Santander Totta, com o impulso do segmento de empresas, foi a excepção nos nove meses.
Depósitos recuam no Totta e CGD
Com as taxas de depósitos em mínimos, há recursos de balanço e fora do balanço que ganham peso nos bancos. Os depósitos caíram na CGD. O Novo Banco ganhou, ainda sem os depósitos que deu na recompra de dívida.
22 de Novembro de 2017 às 12:41