Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco vai vender carteira de malparado de 400 milhões em Espanha

O banco liderado por António Ramalho prevê vender esta carteira até ao final do ano, numa altura em que o Novo Banco se prepara para alienar outra carteira de crédito malparado avaliada em 1,75 mil milhões.

30 de Novembro de 2018 às 10:54
  • ...
O Novo Banco quer vender uma carteira de crédito malparado no país vizinho avaliada em 400 milhões de euros, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do processo. Esta operação é anunciada numa altura em que a instituição financeira também se prepara para vender outra carteira de NPL (Non-Performing Loans) de 1,75 mil milhões.

A venda, conhecida por "Albatros", "está em curso e deverá estar concluída até ao final do ano", adiantam as mesmas fontes, que pediram para não ser identificadas. A Bloomberg avança ainda que o Novo Banco vai começar a receber propostas em meados de Dezembro. Contactado pelo Negócios, ainda não foi possível obter um comentário do banco. 

Esta operação reflecte os esforços por parte da instituição financeira para reduzir o peso dos activos tóxicos, no âmbito do plano de reestruturação que termina em 2021. O malparado do Novo Banco é, actualmente, de cerca de 8,8 mil milhões de euros, valor que representa 28,7% do total do crédito concedido por esta instituição bancária.

Além dos 400 milhões de malparado em Espanha, o Novo Banco também tem em curso uma outra operação, conhecida como "Projecto Nata", para vender 1,75 mil milhões de NPL. Em Outubro, o site Debtwire avançou que a entidade convidou como licitantes para este processo o Deutsche Bank, a Cerberus Capital Management e a KKR, um private equity norte-americano. 

Os três concorrentes foram convidados a apresentar as suas propostas para a compra deste malparado até Dezembro. Como adiantou o Negócios, o banco liderado por António Ramalho pretende fechar a venda deste montante de crédito malparado até final do corrente ano.

Em Outubro deste ano, o Novo Banco também fechou a venda de uma carteira de malparado de 716 milhões de euros, constituída por nove mil imóveis. O comprador desta carteira foi Anchorange Capital Group, o qual pagou 390 milhões de euros pela mesma.


(Notícia actualizada às 11:07 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Novo Banco malparado banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio