Notícia
Clientes bancários duplicam uso do Mobile Banking
O número de portugueses que usa o serviço de Mobile Banking duplicou no último ano. Os clientes do Millennium são os que mais usam.
O serviço Mobile Banking é uma aplicação para telemóveis que disponibiliza serviços bancários através do dispositivo móvel. Um estudo levado a cabo pela Marktest revela que, em Portugal, os utilizadores duplicaram no último ano.
Os clientes do Millenium BCP lideram a utilização de serviços bancários através do telemóvel, com 22,3% do total de bancarizados a usarem o serviço do próprio banco. A conclusão é do estudo “BASEF Internet Banking” da Marktest.
Em segundo lugar do ranking de utilização surge o Banco Espírito Santo, com 21,6% dos usuários e em terceiro o BPI com 20,3%. Os principais bancos portugueses já disponibilizam o acesso a este serviço.
O número de utilizadores de mobile banking duplicou desde Fevereiro de 2012, mas estabilizou nos últimos meses. No total, contabilizam-se 641 mil pessoas com acesso ao banco através do telemóvel, o que representa 26% dos que já usavam o internet banking, que permite o acesso bancário através da internet.
A massificação do mobile banking pode permitir que pessoas que vivam em zonas mais desertificadas consigam aceder ao seu banco e reflecte um crescimento e modernização da banca.
Apesar deste serviço ter mais potencial junto de populações afastadas de centros urbano, um terço dos utilizadores reside na zona da Grande Lisboa, revela o estudo. No Litoral Centro há 16,9% dos utilizadores e no Grande Porto 16,5%. O sul do país representa apenas 7,4% do total de usuários.
A faixa etária que mais acede a esta opção de utilização bancária é a dos 25 aos 44 anos, representando 70% do total de utilizadores.
O estudo revela ainda que 57,6% da população que utiliza este serviço é masculina, contra 42,4% de população feminina.