Notícia
Milhares de britânicos sem salários devido a falha no banco HSBC
Um problema no sistema de pagamentos automáticos através do banco HSBC fez com que milhares de britânicos ficassem sem receber os seus salários. As empresas com conta no HSBC ficaram impedidas de fazer pagamentos.
As empresas com conta no banco britânico HSBC estão impedidas de fazer pagamentos aos seus trabalhadores devido a uma falha no sistema do banco. Segundo o jornal Guardian desta sexta-feira, dia 28 de Agosto, são milhares as pessoas que não receberam o seu salário, o que está a fazer surgir uma avalancha de queixas contra o banco.
O problema deve-se a um erro electrónico no serviço onde as empresas faziam pagamentos aos funcionários. As empresas também estão impedidas de pagar aos seus fornecedores e o serviço de pagamentos online está temporariamente encerrado.
Esta falha nos pagamentos acontece precisamente antes de um fim-de-semana prolongado, já que na segunda-feira, dia 31 de Agosto, é feriado para os britânicos.
"Nenhum dos nossos 150 funcionários receberam o salário, o que, antes de um fim-de-semana prolongado, é um desastre", disse a dona de uma das empresas afectadas ao Guardian. "O HSBC não se compromete a que algum do dinheiro possa ser desbloqueado até terça-feira, altura em que os bancos reabrem, o que é uma enorme preocupação para os funcionários mais jovens que estavam a contar com o salário antes do feriado", acrescentou a empresária.
Ainda não é possível perceber quantas contas de empresas no banco HSBC foram afectadas, mas sabe-se que é uma porção significativa dos 16,1 milhões de clientes do banco no Reino Unido. De acordo com o Guardian, o número de pessoas que estavam dependentes do salário através do HSBC pode chegar aos milhares ou até mesmo aos milhões.
Primeiro chegou a pensar-se que o problema só estava a acontecer aos funcionários que tinham conta no HSBC, mas depois percebeu-se que o problema alastrava a todos os funcionários de empresas que trabalham com o HSBC.
O banco disse aos seus clientes que está a ter um problema nos débitos directos e nos depósitos. O banco disse num comunicado citado pelo Guardian que "sabemos que alguns clientes não receberam o dinheiro que esperavam no dia de hoje". "Pedimos desculpa pelo incómodo causado e estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível", acrescentou o banco no comunicado.
O departamento britânico do HSBC é liderado pelo português António Simões, que a 1 de Setembro assume também o cargo de presidente executivo do HSBC e HSBC Europe.