Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de metade das empresas portuguesas não contrai empréstimos bancários

O número de empréstimos bancários varia consoante a dimensão da empresa - quanto maior, geralmente, mais empréstimos -, mas a grande maioria não chega a recorrer a um banco para se financiar.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Agosto de 2019 às 11:45
  • ...

Em Portugal, mais de metade das empresas não incorre em empréstimos bancários, informa o Banco de Portugal.

De acordo com os números do banco central, relativos a 2017, são mais de 200.000 as empresas que não têm qualquer relação bancária e um pouco mais de 100.000 as que mantêm apenas uma relação bancária. Já quando o número de empréstimos sobe para dois, o número de empresas correspondente desce para as 50.000. Existe, contudo, no extremo oposto, registo de empresas que contraem mais de dez empréstimos.

Face a estes números, a média, para as empresas que se financiam junto dos bancos, é de duas relações bancárias.

A existir uma relação bancária, o padrão difere consoante a dimensão das empresas. As grandes empresas têm em média seis relações bancárias, enquanto as micro-empresas – aquelas que empregam menos de 10 colaboradores - têm geralmente apenas uma relação bancária.

O Banco de Portugal afirma ainda que quando as empresas ganham acesso a empréstimos bancários pela primeira vez, a opção mais comum é a de estabelecer apenas uma relação bancária. Ao longo da expansão da atividade da empresa, a probabilidade de estabelecer relações com outros bancos aumenta, diz ainda o BdP.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Portugal economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio