Notícia
Maiores bancos do mundo multados em 304 mil milhões de euros desde o início da crise
Os reguladores europeus e asiáticos devem aumentar o ritmo das multas este ano, segundo Boston Consulting Goup, citado pela Bloomberg.
Os maiores bancos do mundo já foram multados em 321 mil milhões de dólares (304 mil milhões de euros) desde o início da crise financeira, em 2008 devido a uma série de casos, que vão desde lavagem de dinheiro a manipulação de mercados e financiamento do terrorismo.
Mas este valor deverá aumentar nos próximos anos, com o aumento das acções por parte dos reguladores europeus e asiáticos, que deverão acompanhar os seus congéneres americanos, que têm sido mais agressivos nesta matéria, segundo o Boston Consulting Goup (BCG), citado pela Bloomberg.
Só em 2016, os bancos pagaram 42 mil milhões de dólares em multas (39,7 mil milhões de euros), um aumento de 68% face a 2015.
Os analistas do BCG referiram que "à medida que as regulações com base na conduta evoluem, as multas e penalizações, assim como as despesas relacionadas com questões legais, irão manter-se entre os custos" deste sector.
Os mesmos analistas adiantaram que gerir estes custos é um grande desafio para os bancos.
O BCG acredita que esta tendência irá continuar, apesar das pretensões de Donald Trump, que quer acabar com o Dodd-Frank Act, que foi implementado em 2010 para responder aos problemas gerados pela crise. As regras e regulamentos que os bancos têm que seguir triplicaram desde 2011.