Notícia
Lucros do BNP Paribas caem 4,7% para 1,76 mil milhões
O BNP Paribas, o maior banco francês, informou que os lucros do segundo trimestre do ano caíram 4,7% face ao período homólogo, de 1,85 mil milhões de euros para 1,76 mil milhões, com a recessão na Europa a levar a um aumento das provisões para perdas com empréstimos.
O banco francês BNP Paribas registou uma queda nos lucros trimestrais, de 4,7% para 1,76 mil milhões de euros, um valor que ainda assim ficou acima das expectativas dos analistas, que apontavam para valores em torno dos 1,62 mil milhões. As receitas caíram 1,8% para 9,92 mil milhões de euros, enquanto que as despesas de funcionamento também recuaram 0,7%, segundo noticia a Bloomberg.
O BNP Paribas, liderado por Jean-Laurent Bonnafe, está a expandir-se para a Alemanha e para a Ásia, enquanto a maioria dos mercados europeus continuam a pesar no crescimento do banco. As provisões para empréstimos duvidosos aumentaram 30% para 1,1 mil milhões de euros, e o banco aumentou também o capital, afirmando que o seu rácio de alavancagem está acima do limiar definido pelos reguladores.
“Apesar de uma crise económica histórica, a casa está em ordem”, afirmou Cyril Meilland, analista da Kepler Cheuvreux. “O rácio de alavancagem é impressionante”.
As acções do banco estão a subir 0,95% para 48,305 euros, esta manhã, na bolsa de Paris, elevando os ganhos deste ano para 11%.