Notícia
Lesados do BES em filas para aceitar proposta de recuperação
A vice-presidente da associação dos lesados do papel comercial, que também aceitou a solução, diz à TSF que os protestos vão continuar para os 1.400 antigos clientes a quem esta proposta não se aplica.
No dia em que termina o prazo para aceitação da proposta - esta segunda-feira, 28 de Agosto, a TSF avança, citando a vice-presidente da AMELP, que na semana passada havia filas de clientes para apresentar a documentação com o objectivo de fechar o processo.
Os primeiros depósitos serão constituídos com o valor que a instituição vai pagar pelas obrigações do Novo Banco em que os veículos têm as poupanças dos clientes aplicadas. Em causa estará um montante equivalente a 60% do montante investido.
Um dos depósitos terá o prazo de cinco anos, sendo remunerado com uma taxa de juro de 1% ao ano. Já o segundo terá um prazo de dois anos e paga uma taxa de 0,5%.
Além disso, o Novo Banco compromete-se a fazer, durante três anos, entregas anuais nestes depósitos de valores equivalentes a 5% do capital investido, perfazendo um total de 75%.
Trata-se dos produtos Euro Aforro 10 e EG Premium, à espera de uma solução que estará ainda a ser trabalhada. Quem aceitar estas propostas tem de desistir das acções judiciais contra o Novo Banco e seus trabalhadores, referia a Lusa.
Os antigos clientes do BES insistem que foram levados a assinar o investimento em obrigações e acções preferenciais, quando julgavam estar a subscrever contratos para depósitos a prazo.