Notícia
Já começou a AG do BPI com minoritários contra grandes accionistas
Os accionistas do banco BPI estão reunidos na Casa da Música esta quarta-feira, 23 de Novembro. São duas Assembleias-Gerais, com um desfecho que pode acabar em tribunal.
Já começou a primeira de duas assembleias-gerais do banco, que irão decorrer esta terça-feira, na Casa da Música, no Porto. A primeira irá decidir a venda de 2% do Banco de Fomento Angola a Isabel dos Santos. A segunda, às 17:30, irá eleger dois representantes do CaixaBank para a administração e votar alterações nos estatutos.
As reuniões ocorrem no meio de uma nova polémica, com os accionistas minoritários a ameaçarem impugnar a venda, posição igual à do grupo Violas Ferreira, "holding" que detém a maior posição de accionistas portugueses no banco.
Estes accionistas querem uma revisão do preço da OPA do CaixaBank sobre a instituição. Recorde-se que o banco conseguiu recentemente deslindar os estatutos, também depois de alguma "guerra" accionista e decidiu a venda dos 2% à Unitel para satisfazer as imposições do Banco Central Europeu.
A assembleia-geral decorre enquanto o CaixaBank aguarda o registo da oferta pública de aquisição sobre o BPI, pois espera-se ainda autorizações como do Banco Nacional de Angola.