Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incumpridores podem pedir créditos e os bancos não saberem que eles estão em incumprimento

A venda de uma carteira de créditos pode fazer com que os mesmos deixem de constar da Central de Responsabilidade de Crédito, escapando aos bancos que estejam depois a conceder novos créditos, escreve o Expresso.

O período excecional no qual é permitido o reembolso sem penalização de PPR e PPR/E está em vigor até final de 2024.
Thierry Roge/Reuters
18 de Outubro de 2024 às 09:38
  • ...

Se um crédito for adquirido por uma entidade que não participe na Central de Responsabilidades de Crédito, do Banco de Portugal, então é possível que deixe de constar nesta base de dados que é consultada pelos bancos sempre que estão a conceder um novo crédito, para avaliarem o risco de incumprimento dos seus clientes. Se isso acontecer, então podem estar a dar um novo crédito a alguém que já é um incumpridor. 

A situação é descrita esta sexta feira pelo Expresso. O jornal questionou o o Banco de Portugal, que admite ser possível que um crédito deixe de constar na Central de Responsabilidades de Crédito se for adquirido por uma entidade que não participe nela. 

Estamos perante uma lacuna legal, escreve o Expresso, que, em síntese, permite que, quando uma carteira de créditos é vendida, os mesmos não tenham de ser comunicados à Central de Responsabilidades de Crédito. 

Ver comentários
Saber mais Crédito e dívida banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio