Notícia
Há quatro propostas pelo Novo Banco
O Banco de Portugal confirma que foram entregues quatro propostas pelo Novo Banco. O regulador bancário não indica quem são os interessados. O Expresso avançou que o Totta e o BCP não apresentaram ofertas.
Não há nomes. Só há números. São quatro os interessados que apresentaram uma oferta pelo Novo Banco, no prazo dado pelo regulador bancário para o processo de venda a investidores estratégicos.
"O Banco de Portugal recebeu quatro propostas de aquisição, cuja análise agora se inicia à luz dos critérios de admissibilidade e selecção estabelecidos no caderno de encargos, divulgado no passado mês de Abril", revela um comunicado enviado às redacções esta quinta-feira, 30 de Abril, mais de duas horas depois do final do prazo para a entrega de tais propostas (17:00).
Neste momento, ainda não é certo qual é a modalidade que vai seguir em frente. Há duas hipóteses neste segundo processo de alienação do Novo Banco: a venda em bolsa ou a venda a investidores estratégicos. A primeira foi colocada em suspenso devido e só será retomada, após o Verão, caso não se avance com a alienação estratégica. E a venda estratégica só avança se o Banco de Portugal assim o quiser.
"Posteriormente, será tomada uma decisão sobre qual das vias – procedimento de venda estratégica ou procedimento de venda em mercado – será seguida para concluir o processo de alienação da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco", indica o comunicado sobre o processo de venda que tem estado a ser gerido pelo antigo secretário de Estado Sérgio Monteiro.
O Santander Totta está fora e, pelo contrário, o BPI terá entregue uma oferta. A Apollo - uma das três finalistas do primeiro concurso internacional - entregou uma proposta em consórcio com a Centerbridge, sendo que a Loan Star apresentou uma outra oferta.
(Notícia em actualização)