Notícia
Gestora britânica investe no crédito malparado em Portugal
A Arrow Global, líder europeia na gestão e compra de dívida, comprou a Whitestar por 48 milhões de euros. Vai investir 565 milhões na aquisição de carteiras de crédito em incumprimento.
É uma nova etapa na vida da Whitestar, empresa criada em 2005 pelo Lehman Brothers para fazer a gestão de carteiras de crédito malparado em Portugal. Parte da massa falida do malogrado banco de investimento, a empresa foi adquirida pela Carval Investors em Maio de 2014. Menos de um ano depois, o negócio passa agora para as mãos da Arrow Global.
A gestora britânica, que tem 5,5 mil milhões de euros sob gestão, vai pagar 48 milhões pela posição maioritária da Carval Investors no capital da Whitestar, segundo o comunicado divulgado quarta-feira, 1 de Abril, que assinala a formalização da aquisição. A norte-americana Carval vai manter-se como parceira da Whitestar por um período de cinco anos, com um representante na gestão.
A Arrow Global traz consigo a disponibilidade para investir 565,5 milhões de euros na aquisição de carteiras de crédito malparado. Investimento que Tom Drury, CEO da empresa, justifica com o facto de o mercado português apresentar "fortes perspectivas de crescimento futuro, tanto do seu enquadramento legal, como da tendência crescente assumida pela banca portuguesa para a venda de créditos ‘non performing’ [em incumprimento]".
A Whitestar, que reclama a liderança no mercado português e ibérico de gestão de crédito, tem actualmente 63 carteiras sob gestão, com um valor nominal de 2,3 mil milhões de euros. O negócio inclui ainda a aquisição da Gesphone, empresa especializada na gestão de processos de recuperação de créditos, por 8,3 milhões de euros, a liquidar em quatro anos.
John Calvão mantém-se como CEO da Whitestar e João Ferreira Marques como "Chief Investment Officer".