Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo de Resolução aumenta participação no Novo Banco

Fundo exerceu direito de aquisição de direitos de conversão ao abrigo do regime dos créditos fiscais e vai ficar com quase 13,5%. Opção evita que a posição se torne menor do que a do Estado e implica aumento de capital.

O Novo Banco nasceu na sequência da resolução do BES em 2014 e foi vendido ao fundo norte-americano Lone Star em 2017.
Bruno Colaço
04 de Junho de 2024 às 20:44
  • 3
  • ...
O Fundo de Resolução (FdR) vai elevar a participação no Novo Banco para 13,54%, o que por sua vez implica um aumento de capital da instituição financeira. A opção implica o pagamento, pelo FdR ao Estado, de quase 130 milhões de euros pela conversão de créditos fiscais.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco escreve que "na sequência do aviso para o exercício do direito potestativo de aquisição dos direitos de conversão atribuídos ao Estado [...] relativos ao exercício findo em 31 de dezembro de 2020, foi-lhe comunicado pelo Fundo de Resolução a intenção do mesmo em adquirir a totalidade dos referidos direitos emitidos ao abrigo do regime especial aplicável aos ativos por impostos diferidos".

A opção foi inicialmente noticiada pelo Jornal Económico e significa que o Fundo vai pagar 128,7 milhões de euros ao Estado, que diminui a sua posição no banco em vez de aumentá-la - esse aumento poderia levar o Tesouro a tornar-se o segundo maior acionista da instituição, ultrapassando o próprio Fundo.

"Esta conversão levará ao aumento de capital a realizar na modalidade de incorporação de reservas e no montante de 128,7 milhões de euros através da emissão de novas ações ordinárias que serão posteriormente atribuídas ao Fundo de Resolução", explica a instituição liderada por Mark Bourke.

O FdR vai assim aumentar a participação no banco para 13,54% (mais 0,5 pontos percentuais que os 13,04 atuais), sendo que o Estado vê diminuir a sua posição na mesma proporção, ficando com 11,46%. A Lone Star manterá a participação de 75%.

Notícia alterada às 21h14 para corrigir o valor do aumento de capital, que é de 128,7 milhões de euros e não de 129,7 milhões como publicado inicialmente.
Ver comentários
Saber mais Fundo de Resolução Novo Banco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio