Notícia
Francisco Louçã e Murteira Nabo já podem entrar no conselho consultivo do BdP
Os quatro novos nomes propostos pelo ministro das Finanças para o conselho consultivo do Banco de Portugal podem iniciar funções a partir de amanhã.
Francisco Louçã, Murteira Nabo, João Talone e Luís Nazaré podem iniciar as funções de vogais do conselho consultivo do Banco de Portugal a partir de amanhã.
De acordo com a resolução publicada esta sexta-feira, 17 de Março, em Diário da República, a medida "produz efeitos a partir do dia seguinte ao da sua publicação".
O nome dos quatro novos conselheiros propostos pelo ministro das Finanças tinha sido aprovado em conselho de ministros no dia 23 de Fevereiro.
Os quatro responsáveis foram nomeados por serem considerados "personalidades de reconhecida competência em matérias económico-financeiras e empresariais", como prevê a Lei Orgânica do BdP. Actualmente, só havia um conselheiro nomeado à luz deste critério: o embaixador José Morais Cabral.
Francisco Louçã, economista, professor universitário e antigo coordenador do BE, Francisco Murteira Nabo, ex -presidente da Galp e da PT, João Talone, ex-presidente da EDP, e Luís Nazaré, ex-presidente dos CTT e da Plataforma de Meios Privados, foram assim os nomes escolhidos por Mário Centeno para integrar este órgão.
O exercício do cargo não é remunerado, mas dá direito a ajudas de custo e senhas de presença.
O conselho consultivo é presidido pelo governador, Carlos Costa, integra os vice-governadores, os antigos governadores, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, o líder do Instituto de Gestão do Crédito Público, um representante de cada Região Autónoma e o presidente do conselho de auditoria do BdP.