Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Financiamento do BCE à banca portuguesa em máximos de Junho

A dependência da banca portuguesa aumentou mil milhões de euros no mês de Fevereiro.

8º Mario Draghi, 602 notícias - O BCE continuou este ano a ter um papel determinante no rumo dos mercados, com várias decisões relevantes a mexerem nos mercados. O presidente da autoridade monetária foi citado em mais de 600 notícias do Negócios este ano.
Reuters
11 de Abril de 2017 às 12:16
  • 1
  • ...

O financiamento da banca portuguesa junto do Banco Central Europeu aumentou para 23,719 mil milhões de euros em Fevereiro, o que corresponde ao valor mais elevado desde Junho do ano passado.

 

Os dados revelados esta terça-feira, 11 de Abril, pelo Banco de Portugal, mostram que só no mês de Fevereiro o aumento da dependência da banca portuguesa face ao BCE reforçou-se em mil milhões de euros.

 

Ainda assim o financiamento está abaixo do registado no mesmo mês do ano passado (atingiu 25,9 mil milhões de euros em Fevereiro de 2016) e ainda distante do anterior máximo, de 24,792 mil milhões de euros em Junho do ano passado.

 

Em Janeiro o financiamento à banca portuguesa pelo BCE, liderado por Mario Draghi (na foto), tinha descido mais de 200 milhões de euros.

 

O pico mais elevado da dependência da banca nacional junto do BCE foi atingido em Junho de 2012, com o financiamento dos bancos portugueses a ascender aos 60,5 mil milhões. Nesta altura, marcada pelo resgate financeiro de Portugal, os mercados fecharam-se para as empresas nacionais. E, assim, a banca, assim como a generalidade das empresas portuguesas, deixou de se conseguir financiar no mercado internacional. A única alternativa era recorrer ao BCE, o que foi feito.

 

Os empréstimos concedidos pelo BCE à banca nacional só desceram do patamar dos 40 mil milhões de euros em Junho de 2014, tendo continuado a recuar progressivamente. Desde Janeiro de 2015, que o saldo do financiamento dos bancos portugueses se encontra na casa dos 20 mil milhões.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Banco de Portugal BCE Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio