Notícia
Deutsche Bank teria grandes problemas de capital se houvesse nova crise
O Deutsche Bank, o maior banco alemão, teria um 'buraco' financeiro de 19.000 milhões de euros caso houvesse uma nova crise financeira, segundo um estudo do Centro para a Investigação Económica Europeia (ZEW) hoje divulgado.
De acordo com documento, citado pela Efe, se o panorama económico se deteriorasse, a entidade não teria suficiente capital próprio e incorreria em graves perdas.
Além disso, o ZEW advertiu que um aumento de capital não iria remediar a situação, já que actualmente, devido a vários problemas económicos e legais que o banco atravessa, o seu valor em bolsa é de 17.000 milhões de euros.
De acordo com o estudo do ZEW, as outras entidades financeiras em risco são as francesas Société Generale e BNP Paribas, que no caso de uma crise teriam perdas de 13.000 e 10.000 milhões de euros, respectivamente.
No entanto, estas empresas não estão nas mesmas dificuldades que o Deutsche Bank, já que, segundo o ZEW, a sua capitalização bolsista é muito superior.
O ZEW analisou no seu estudo os 51 bancos europeus que foram recentemente examinados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) nos testes de resistência.
O director da área de investigação do ZEW, Sascha Steffen, lamentou, num comunicado, que na Europa falte "vontade política" para aplicar medidas contundentes que resolvam a situação de fragilidade perante a actuação de Washington em 2008, a raiz da crise financeira global.