Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Denunciantes do HSBC e UBS juntos em conferência nos EUA

Hervé Falciani e Bradley Birkenfeld ajudaram as autoridades a investigar alegadas irregularidades nas instituições bancárias. A conferência irá ter lugar entre 3 a 5 de Maio.

Negócios 01 de Abril de 2015 às 11:08
  • ...

Os denunciantes de alegadas irregularidades no  HSBC e UBS estarão num "super painel", da OffshoreAlert Conference em Miami Beach, nos EUA, que decorre entre os dias 3 e 5 de Maio, segundo o blog do Wall Street Journal, Money Beat.

 

Harvé Falciani, um antigo empregado do suíço HSBC entregou detalhes às autoridades francesas sobre alegados esquemas que a instituição usava para ajudar os clientes a fugir aos impostos. Esses detalhes acabaram nos jornais e levaram o CEO do HSBC a dizer que o "velho modelo da banca suíça privada já não é aceitável".

 

Já Bradley Birkenfeld, que trabalhava para o UBS em Genebra, ajudou os EUA a montar um caso contra o banco, que admitiu em 2009 que tinha ajudado clientes americanos em esquemas de evasão fiscal, o que levou a instituição a pagar 780 milhões de dólares (723 milhões de euros).

 

Outros bancos acabaram por admitir práticas semelhantes. Birkenfeld esteve mesmo em Paris recentemente para ajudar os juízos que estão a investigar o UBS.

Ver comentários
Saber mais UBS HSBC Hervé Falciani Bradley Birkenfeld
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio