Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deco alerta para aumento do crédito ao consumo com fim das moratórias

A associação de defesa dos consumidores avisa que há mais famílias a recorrer a este tipo de empréstimos para pagar despesas. E que os números deverão aumentar com o fim das moratórias, em setembro.

Os preços das casas voltaram a aumentar    no arranque deste ano, numa altura em que o Banco de Portugal alerta para uma “sobrevalorização” no setor.
Alexandre Azevedo
17 de Agosto de 2021 às 09:09
  • 2
  • ...
A concessão de crédito ao consumo tem acelerado nos últimos meses, com mais famílias a recorrerem a este tipo de empréstimos para pagar as dívidas e despesas da banca, alerta a Deco. A associação receia que os números do endividamente venham a aumentar com o fim das moratórias no crédito à habitação.

"É previsível que estes números tendam a aumentar no próximo trimestre quando as famílias retomarem o pagamento da prestação do crédito à habitação", diz Elisabete Policarpo em declarações ao Diário de Notícias, esta terça-feira. De acordo com a jurista do Gabinete de Proteção Financeiro da Deco, "muitas famílias já estão a recorrer ao crédito fácil - cartões de crédito e linhas a descoberto - para pagarem as suas despesas da casa".

As novas operações de crédito ao consumo atingiram 3.015 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que compara com os 2.776,9 milhões registado no mesmo período do ano passado, mostram os dados do Banco de Portugal divulgados na segunda-feira. Ainda assim, o nível de concessão permanece abaixo dos valores financiados no ano anterior à pandemia.

O crédito pessoal foi responsável por 43% do montante total financiado. Entre janeiro e o final de junho foram financiados 1,3 mil milhões de euros com esta finalidade. Já o crédito automóvel atingiu 1,21 mil milhões. Os cartões de crédito, linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto absorveram mais de 501 milhões de euros no semestre.
Ver comentários
Saber mais Deco consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio