Notícia
Crédito ao consumo dispara 22% em Maio
As famílias portuguesas continuam a aumentar o recurso a empréstimos junto de instituições financeiras para financiar a compra de bens de consumo. O crédito automóvel aproximou-se dos 200 milhões.
As instituições financeiras emprestaram 491,86 milhões de euros em crédito ao consumo no mês de Maio, um valor que representa um aumento de 22% face ao mês do ano passado e de 5,1% contra Abril deste ano.
Os valores foram revelados esta sexta-feira, 15 de Julho, pelo Banco de Portugal e confirmam a tendência de aumento do consumo das famílias portuguesas, com recurso ao crédito.
O volume de crédito ao consumo concedido em Maio está perto do máximo mensal, que foi fixado em Março com valores acima de 500 milhões de euros.
No crédito pessoal verificou-se um aumento de 135,3% no crédito com finalidade (educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos) e de 21% nos outros créditos pessoais sem finalidade específica, para 219,7 milhões de euros.
No crédito automóvel os aumentos são mais significativos, com um crescimento homólogo de 30% para 186 milhões de euros. O aumento mais forte verificou-se no crédito para compra de carros usados (41,4% para 108 milhões de euros).
No segmento cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto o financiamento concedido aumentou 7,3% para 83 milhões de euros.
Somando todos os tipos de crédito ao consumo, nos primeiros cinco meses do ano, as famílias portuguesas pediram emprestados 2,34 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 20,5% face ao período compreendido entre Janeiro e Maio do ano passado.