Notícia
Firmar compra Terra do Bacalhau por menos de um milhão
Terras do Bacalhau, que tem uma faturação anual na ordem dos 2,5 milhões de euros, foi vendida à Firmar.
A Firmar, descrita como uma das maiores empresas de distribuição de peixe e bacalhau em Portugal, comprou a também portuguesa Terra do Bacalhau, detida pela Blaest, sociedade fundada há 12 anos por um casal norueguês, por menos de um milhão de euros.
O processo de aquisição da Terra do Bacalhau, que tem uma faturação anual na ordem dos 2,5 milhões de euros, por parte da Firmar, que tem sede e armazém em Palhais, no Barreiro, desenrolou-se ao longo de cinco meses, informou esta terça-feira a Matoaka, empresa 100% portuguesa que facilitou a venda "concretizada por um valor equivalente a cinco a seis vezes o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da empresa".
Segundo dados da Informa D&B facultados ao Negócios, em 2023, o EBITDA ajustado correspondeu a 46.346 euros, pelo que o valor do negócio teria sido entre 231.730 e 278.076 euros. Contudo, fonte próxima da transação, indicou ao Negócios que o valor foi superior, embora "abaixo de um milhão de euros".
"Encontrar o parceiro certo era fundamental e com o apoio da Matoaka conseguimos concretizar este objetivo, garantindo que os nossos produtos continuam a chegar à mesa dos consumidores com a mesma qualidade e tradição", afirmou a diretora-geral da Terra do Bacalhau, Katrine Rypeng Jensen, citada na nota enviada às redações pela Matoaka.
* Notícia corrigida com o valor da operação após informações adicionais.