Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Executiva do Novo Banco passa a integrar duas mulheres

A nova Comissão Executiva do Novo Banco, que integra duas mulheres no órgão, recebeu autorização do Banco Central Europeu (BCE) para a maioria dos nomes propostos, com José Eduardo Bettencourt a aguardar luz verde, anunciou este domingo a instituição.

Raquel Wise/Sábado
09 de Abril de 2017 às 22:49
  • 2
  • ...

No sábado, 8 de Abril, o Novo Banco anunciou que Rui Cartaxo vai assumir a presidência do Conselho de Administração ('chairman') da instituição, no âmbito da alteração dos estatutos da instituição financeira, e que António Ramalho mantém-se presidente executivo.

Em comunicado divulgado este domingo, 9 de Abril (e publicado na CMVM na segunda-feira, 10 de Abril), a entidade financeira refere que "a nova Comissão Executiva do Novo Banco foi aprovada pelo Fundo de Resolução em 21 de Dezembro e recebeu esta sexta-feira, 7 de Abril, autorização do BCE para a quase totalidade dos seus nomes".

O nome de José Eduardo Bettencourt, antigo presidente do Sporting, "ainda aguarda autorização" do BCE, refere o Novo Banco.


Entre as experiências profissionais de Bettencourt constam a de 'chairman' do Santander Asset Management e administrador do Santander, 'chief of staff' de António Osório e Eduardo Stock da Cunha, e gestor no Citibank e Barclays.


A nova Comissão Executiva do Novo Banco proposta, presidida por António Ramalho, "terá quatro novos administradores e manterá dois administradores da comissão anterior [Vítor Fernandes e Jorge Cardoso], permitindo uma renovação seletiva do Conselho, sem prejuízo de assegurar a continuidade desejada", adianta o banco.


Com sete membros, incluindo o presidente, a Comissão Executiva do Novo Banco conta com duas mulheres no órgão: Isabel Ferreira, que será administradora comercial ('chief comercial officer') para a rede de particulares e que foi presidente executiva e fundadora do Banco Best, e Luísa Soares da Silva, que assume as funções de 'chief legal and compliance office' [administradora com pelouro jurídico] e foi anteriormente "'partner' da MLGTSS", contando com 26 anos de experiência como advogada nesta área.


Rui Fontes, que foi director de risco do Novo Banco e do Banco Espírito Santo (BES) e liderou modelos de risco, com 21 anos de experiência bancária, será o novo administrador para a área de risco ('chief risk officer').


Vítor Fernandes e Jorge Cardoso, administradores comercial para a rede de empresas e financeiro (CFO), respectivamente, mantém-se na estrutura executiva do Novo Banco.


"A Comissão Executiva será composta por membros que, em média, têm 21,8 anos de experiência bancária, dos quais 50% (11 anos) em lugares de administração", refere o banco, salientando que dos sete membros, mais de metade (4) já foram presidentes executivos em instituições financeiras, três já foram vice-presidentes e três já assumiram funções de administradores financeiros.


Acrescenta que "a Comissão Executiva tem uma distribuição de género 30%/70%, apresenta uma média de idade de 52,14 anos e uma média de 3 filhos. A idade varia entre os 58 (máxima) e os 44 (mínima)".

Neste órgão "juntar-se-ão experiências de gestão de cinco grandes grupos financeiros que operaram no mercado nos últimos 20 anos" (grupo Champalimaud, Caixa, Santander, Millennium bcp e Novo Banco), o que "permite aumentar a experiência e diversidade de modelos de gestão", explica a instituição financeira.


Em 31 de Março, foi assinado o contrato de promessa de compra e venda entre o Fundo de Resolução e o fundo norte-americano Lone Star, para a alienação de 75% do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução 25%.

(notícia actualizada dia 10 de Abril, às 7:55, com mais informação de comunicado)

Ver comentários
Saber mais António Ramalho Novo Banco Rui Cartaxo Luísa Soares da Silva José Eduardo Bettencourt Isabel Ferreira Vítor Fernandes Jorge Cardoso Rui Fontes banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio