Notícia
CGD é o primeiro banco a lançar uma "conta-base"
A Caixa Geral de Depósitos lança esta quarta-feira, 31 de Dezembro, a primeira "conta-base", em linha com as recomendações do Banco de Portugal. Um passo que deverá ser seguido em 2015 pelo Crédito Agrícola. A preocupação do supervisor é facilitar a comparação de custos das comissões bancárias por parte dos clientes.
A partir desta quarta-feira, 31 de Dezembro, a CGD vai disponibilizar a primeira "conta-base", seguindo a recomendação do Banco de Portugal. O banco do Estado é assim a primeira instituição a aderir a esta iniciativa que permite facilitar o trabalho dos clientes na comparação dos custos associados às contas bancárias.
A "conta-base" da CGD, que estará disponível para particulares, implica o pagamento de "uma única comissão de manutenção mensal fixa", o que dispensa o pagamento de custos de constituição, manutenção, gestão e titularidade de conta à ordem, de acordo com o comunicado da instituição. Além disso, os clientes têm acesso a um cartão de débito com anuidade gratuita, acesso ao serviço de internet "banking" da Caixa, até três levantamentos gratuitos em agência e transferências gratuitas para contas da CGD.
Com a adesão a esta iniciativa, a Caixa pretende contribuir "para que os consumidores de serviços bancários possam efectuar as suas escolhas de conta à ordem em condições de total transparência e fácil comparação de custos".
Além da CGD, também o Crédito Agrícola já manifestou a intenção de lançar uma "conta-base", o que acontecerá apenas no início de 2015, como o Negócios avançou a 18 de Dezembro.