Notícia
CGD envia clientes para risco de incumprimento após erro informático
O banco público enviou uma mensagem a vários clientes a indicar a abertura de um plano de ação por risco de incumprimento. Contudo, tudo se tratou de um erro informático e nenhum plano foi ativado.
"Tem um novo documento – Aviso Abertura PARI – disponível no seu Caixadirecta". A mensagem foi enviada a alguns clientes da Caixa Geral de Depósitos no início de março, indicando a existência de risco de incumprimento. Contudo, noticia o Jornal Económico, o aviso não passou de um erro informático.
Ainda assim, o banco informa o jornal que o erro afetou um número reduzido de pessoas. Fonte da CGD explicou que foram identificadas "limitações numa atualização efetuada ao processo automático de abertura do plano de ação para risco de incumprimento" e que prontamente se "reverteram as comunicações efetuadas".
O processo PARI é iniciado quando a instituição financeira deteta indícios de degradação da capacidade financeira do cliente, sendo que deve ser efetuado um contacto em 10 dias a pedir documentação para uma melhor análise do caso.