Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Tavares: "CMVM já abriu investigações preliminares" a quem vendeu acções do BES antes da resolução

O supervisor já identificou 80 investidores que fizeram "vendas expressivas" de acções do Banco Espírito Santo na semana que antecedeu a resolução do banco. A CMVM já tem em curso "investigações preliminares" a estes investidores.

A carregar o vídeo ...

Desde que Carlos Tavares esteve pela primeira vez na Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES, a CMVM já identificou a identidade dos investidores que realizaram transacções com acções do BES, tendo sido detectados 80 investidores que fizeram vendas "expressivas" de títulos, revelou o presidente do supervisor da bolsa esta terça-feira, 24 de Março, no Parlamento.

 

"Já foram identificados praticamente todos os comitentes das operações realizadas na última semana antes da resolução. A negociação já não tem segredos para nós. Agora, há que, a partir da história, construir ou acusar e provar que houve utilização de informação privilegiada", adiantou Carlos Tavares.

 

Além do BES, as investigações da CMVM recaem sobre acções da Espírito Santo Financial Group, tendo já sido abertos "processos ou investigações preliminares".

 

Entre os 80 investidores que fizeram vendas expressivas de acções do BES, "predominam os institucionais estrangeiros. Os particulares são maioritariamente nacionais e há investidores permanentes, ou seja, ligados ao BES, designadamente através de offshores. Muitos tinham adquirido acções após o aumento de capital", adiantou Carlos Tavares aos deputados.

 

Além disso, a CMVM pediu informação sobre os responsáveis de diversas entidades que tiveram acesso à informação privilegiada de que o BES ia ser alvo da resolução, designadamente altos quadros do novo banco, do Banco de Portugal e da Comissão Europeia. "Só a Comissão Europeia não disponibilizou esta informação", revelou o líder do supervisor.

Ver comentários
Saber mais Carlos Tavares Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES CMVM BES Espírito Santo Financial Group Banco de Portugal Comissão Europeia bolsa banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio