Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBank poderá bloquear ida do BPI ao Novo Banco

Responsáveis do CaixaBank terão dito a investidores que se vão opor à compra do Novo Banco por parte do BPI assim que assumirem o controlo do banco português, segundo a Bloomberg.

Conta do BPI dá perto de zero
O BPI disponibiliza dois depósitos o 'DP Valor 4' e o 'DP Valor 6', consoante o número de produtos exigidos (domiciliação de ordenado, seguro de vida, entre outros). O prazo vai de 180 a 365 dias e a remuneração depende do valor investido, mas é de quase 0%. Para quem investir 50 mil euros, a um ano, é de 0,05% ou 0,15%.
Rafael Marchante/Reuters
  • ...
O BPI poderá ter de abandonar o processo de compra do Novo Banco, devido à oposição dos espanhóis do CaixaBank. A notícia está a ser avançada pela Bloomberg que cita quatro fontes próximas do processo que pediram anonimato.

Responsáveis do CaixaBank terão dito a accionistas que se vão opor à compra do Novo Banco por parte do BPI assim que o banco espanhol assumir o controlo da instituição liderada por Fernando Ulrich, que está sob uma oferta pública de aquisição (OPA).

Esta notícia surge quase como um revés à expectativa criada depois dos accionistas terem aprovado o fim da limitação de votos na assembleia geral do BPI que decorreu na semana passada.

 

O fim do limite de votos no BPI deixou aberto o caminho para a instituição liderada por Fernando Ulrich comprar o Novo Banco. Isto porque, como sublinhou Artur Santos Silva, presidente não executivo, na conferência de imprensa que se seguiu à AG, o banco deixou de estar "bloqueado", o que lhe permite "tomar posições" neste dossiê. O "chairman" do BPI garantiu mesmo que a equipa de gestão está "a estudar seriamente a opção" de avançar para o Novo Banco.

 

"Estamos a estudar seriamente a opção. Com o aspecto que ficou hoje resolvido [desblindagem], isto permite tomar posições porque [o banco já] não está bloqueado", justificou Artur Santos Silva, em resposta às questões dos jornalistas sobre o interesse do BPI no banco de transição.

 

No Banco de Portugal, a desblindagem de estatutos do BPI foi, então, interpretada como uma notícia positiva para o processo de venda do banco que herdou os melhores activos do BES. Isto porque a clarificação do poder accionista do banco controlado pelo CaixaBank permite que a instituição concretize melhor a sua proposta de compra para o Novo Banco.


Ainda antes de o obstáculo da blindagem de estatutos ser superada, a proposta do BPI para o Novo Banco já era a preferida dentro do Governo, como o Expresso noticiou a 20 de Agosto. Isto porque permite que a instituição liderada por António Ramalho passe a ser controlada por um banco já presente no mercado e que tem uma perspectiva de investimento de muito longo prazo.

 

No final de Junho, o presidente do CaixaBaak esteve reunido com jornalistas, tendo dito, na altura, que o CaixaBank estava focado na compra do BPI, excluindo que o banco espanhol pudesse avançar para uma operação de compra do Novo Banco. "Primeiro, temos que concluir a OPA sobre o BPI", referiu o responsável do CaixaBank, citado pelo Expresso.

 

Já a Bloomberg realça que Gonzalo Gortazar afirmou numa conferência com analistas, em Julho, que não havia qualquer interesse do CaixaBank em comprar o Novo Banco directamente.

 

Esta posição poderá criar uma pressão adicional sobre o Banco de Portugal, que tem em mãos o processo de venda do Novo Banco.

 

Além do BPI, estão na corrida pela instituição financeira herdeira do BES, o BCP, a Lone Star e a Apollo/Centerbridge.


(Notícia actualizada com mais informação)
Ver comentários
Saber mais BPI CaixaBank Novo Banco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio