Notícia
CaixaBank acelera programa de rescisões voluntárias
O plano do banco espanhol, que lançou uma OPA ao BPI, poderá abranger 3,5% da força de trabalho, segundo avança a imprensa espanhola. A instituição chegou a acordo com os sindicatos em Julho.
O espanhol CaixaBank está a acelerar um programa de rescisões voluntárias e relocalização de trabalhadores que poderá abranger até 3,5% da sua força de trabalho.
Segundo a imprensa do país vizinho, o banco, que lançou uma OPA ao BPI, chegou a acordo com os sindicatos a 29 de Julho para colocar em marcha medidas de redução de excedente de pessoal gerado por aquisições realizadas nos últimos anos.
As medidas, salientou o CaixaBank, são de "carácter voluntário" visto que nenhum trabalhador está obrigado a submeter-se ao programa que foi desenhado para zonas em que o excedente da força de trabalho é especialmente significativo.
Fontes sindicais assinalam que em cima da mesa poderá estar a rescisão de trabalhadores de Madrid ou Sevilha, bem como Valência e Navarra. As mesmas fontes, citadas pela imprensa espanhola, falam em 1.119 pessoas abrangidas, um número que o CaixaBank não confirma.
O banco conta com 32.264 funcionários e o plano deverá iniciar-se na primeira quinzena de Setembro. As saídas serão oficiais a 31 de Outubro.
Em cima da mesa estão opções que passam por rescisões para empregados a partir de 55 anos, com salários pagos até aos 63, recolocação de trabalhadores, entre outros cenários.