Notícia
BPI recebe garantia do BEI para financiar empresas inovadoras em 300 milhões
Os empréstimos garantidos pelo Banco Europeu de Investimento são dirigidos a pequenas e médias empresas com projectos de inovação.
O BPI vai emprestar até 300 milhões de euros a empresas portuguesas para financiar projectos de inovação, apoiado pela garantia concedida pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Em comunicado, a Comissão Europeia explica que a garantia do banco da UE vai cobrir parcialmente o risco de crédito desses novos empréstimos, que são dirigidos a pequenas e médias empresas, com menos de 3 mil trabalhadores.
"Estamos muito satisfeitos por termos sido seleccionados como o primeiro intermediário financeiro em Portugal a participar numa operação de partilha de risco com o BEI, numa base pari passu", afirma o CEO do BPI, Pablo Forero (na foto), citado em comunicado. "O acordo vai permitir-nos reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal".
O acordo, que tem como objectivo facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020.
"O contrato celebrado hoje vai tornar mais fácil às empresas portuguesas investir em inovação, um factor essencial para aumentar a sua competitividade e apoiar o seu crescimento a longo prazo", refere Román Escolano, vice-presidente do BEI. "As PME e as mid-caps são veículos fundamentais da criação de emprego em Portugal e, por esta razão, o apoio aos seus investimentos em inovação, com condições financeiras vantajosas e prazos alargados, é uma das prioridades do BEI".