Notícia
BCP vende dívida de 80 milhões da falida Inapa
Operação faz parte do chamado "Projeto Spring" do BCP. Dívida deverá ser vendida juntamente com outras dívidas tóxicas, incluindo da promotora do Autódromo do Algarve. O comprador deverá ser o consórcio da Arrow e CRC. O negócio deverá ser fechado nas próximas semanas.
O BCP está a preparar-se para vender a exposição problemática no valor de 80 milhões de euros que tem na falida Inapa, avança esta terça-feira o Eco. A dívida será vendida juntamente com outras dívidas tóxicas, incluindo da promotora do Autódromo do Algarve, a Parkalgar, tendo como comprador o consórcio da Arrow e CRC.
O negócio ainda não está fechado, mas o "closing" está previsto para as próximas semanas. A operação faz parte do chamado "Projeto Spring" com que o banco liderado por Miguel Maya arrancou em maio, com vista a colocar à venda um portefólio de crédito malparado no valor de 265 milhões de euros. Cerca de metade desse valor corresponde às exposições problemáticas junto da Inapa e da Parkalgar.
O banco chegou a deter uma participação de 30% na Inapa, tendo reduzido a exposição ao longo do ano passado. Ainda mantinha uma participação (não qualificada) de 4,7%, avaliada em menos de um milhão de euros, a preços de mercado. O relatório e contas de 2023 da Inapa dava conta de financiamentos bancários contraídos junto do BCP de 85,987 milhões de euros.
Atualmente, a Parpública é o maior acionista da Inapa com 44,89% do capital da empresa, seguindo-se a Nova Expressão (10,85%) e o Novobanco (6,55%). A empresa apresentou falência em julho.