Notícia
BCE garante que exigir rácio de 8% é “viável, mas seguro”
Exigir um rácio de capital de 8% nas inspecções que o BCE vai fazer a 124 bancos europeus “é viável, mas seguro”, garante o responsável pela área de estabilidade financeira da instituição. Ignazio Angeloni sublinha que objectivo da avaliação de activos é “controlar todas as principais fontes de risco” para o sector.
“Vamos exigir um rácio de capital viável, mas seguro, de 8%”, sublinhou Ignazio Angeloni, responsável pela área de estabilidade financeira do BCE, sobre os requisitos de capital que vão ser tidos em conta nas avaliações aos activos de 124 bancos europeus que a entidade sedeada em Frankfurt vai iniciar em Novembro.
O responsável por este exercício, que vai prolongar-se por um ano e que implicará, numa fase posterior, a realização de novos testes de stress mais exigentes em termos de solvabilidade, garante que a revisão aos activos dos bancos europeus visa “controlar todas as principais fontes de risco” para o sector.
Ignazio Angeloni, citado pela Bloomberg, ainda não adiantou a data em que terão lugar os testes de stress aos bancos europeus, nem os critérios de exigência de capital a ter em conta. No entanto, como foi anunciado pelo BCE, os requisitos de capital a aplicar nesse exercício serão mais exigentes do que os que vão ser tidos em conta na avaliação de activos a iniciar em Novembro.