Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE abre linha de liquidez de 24 mil milhões para banco central da Dinamarca

Com o objetivo de assegurar liquidez em euros ao Banco Nacional da Dinamarca, o Banco Central Europeu reativou a linha cambial recíproca com a autoridade dinamarquesa, duplicando para 24 mil milhões de euros a liquidez colocada à disposição.

Reuters
20 de Março de 2020 às 13:31
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco Nacional da Dinamarca (banco central dinamarquês) reativaram a linha cambial recíproca para reforçar a liquidez em euros à disposição da autoridade monetária dinamarquesa.

De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira, 20 de março, pela instituição liderada por Christine Lagarde, esta "linha de swap" foi reativada com efeitos a contar já a partir de hoje e ficará aberta "enquanto for necessário".

O montante máximo que o banco central dinamarquês poderá contrair como empréstimo junto do BCE é duplicado dos anteriores 12 mil milhões de euros para 24 mil milhões de euros.

Esta medida pretende assegurar a liquidez em euros ao conjunto do sistema financeiro dinamarquês, ou seja, o banco central da Dinamarca passa a contar com até 24 mil milhões de euros para colocar à disposição dos bancos dinamarqueses. Apesar de ser membro da União Europeia, a Dinamarca não é um dos 19 países que integram a Zona Euro. 

Na quinta-feira, e contrariando o movimento global de descida dos juros diretores pelos bancos centrais como forma de reforçar a liquidez das economias, o Banco Nacional da Dinamarca anunciou um aumento de 15 pontos base da respetiva taxa de juro diretora que, ainda assim, permanece em valores negativos (-0,60%). Esta decisão seguiu-se à venda de divisas estrangeiras que o banco central dinamarquês realizou para reforçar a indexação da coroa dinamarquesa ao euro.

Na noite de quarta-feira, o BCE anunciou um novo programa de compra de ativos com um volume total de 750 mil milhões de euros e que se destina a apoiar os países do euro a combater os efeitos económicos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Ver comentários
Saber mais BCE Dinamarca UE Banco Central Europeu Banco Nacional da Dinamarca Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio