Notícia
BCE já deu luz verde à entrada da Generali no Banco CTT
BCE já terá dado o seu aval à entrada do grupo italiano Generali no capital do Banco CTT, com uma participação de 8,71%. Última peça do processo de dois anos permite que negócio seja fechado até ao final do mês.
O Banco Central Europeu (BCE) já autorizou a entrada da Generali no Banco CTT, permitindo assim que o negócio, que teve início há dois anos, fique concluído ainda em outubro.
A notícia é avançada na edição desta terça-feira, 22 de outubro, do Jornal Económico e dá conta do mais recente passo de um processo que já era esperado - e que foi noticiado pelo Negócios em julho.
Com a aprovação recente pelo BCE, que, tal como o Negócios escreveu, era esperada no último trimestre deste ano, a entrada da Generali no Banco CTT deverá conhecer um desfecho até ao final deste mês, como também já tinha sido noticiado pelo Negócios.
Em causa está a autorização para o grupo segurador ter uma participação qualificada no Banco CTT que, em termos teóricos, "consiste numa percentagem que atinja ou ultrapasse qualquer dos limiares de 10%, 20%, um terço ou 50% do capital ou dos direitos de voto na instituição participada, ou quando esta se transforme em filial da entidade adquirente".
Neste caso concreto, segundo escreve o Jornal Económico, a Generali-Tranquilidade tem autorização para comprar 8,71%, mas em regra a luz verde do BCE vai até aos 20% do Banco CTT.