Notícia
BCE exige ao Santander rácio de capital mínimo de 7,75%
O banco espanhol chegou a Setembro com um rácio CET1 de 12,44%, bem superior ao mínimo exigido pelo banco central.
O Banco Central Europeu (BCE) definiu que o Santander deverá cumprir um rácio de capital Common Equity Tier 1 (CET1) mínimo de 7,75%, informou o banco espanhol em comunicado à CMVM.
O banco que em Portugal controla o Santander Totta chegou a Setembro com um rácio de capital de 12,44%, bem acima do mínimo agora exigido pelo BCE.
"A força do modelo de negócios do grupo e a sua diversificação geográfica, em conjunto com as almofadas de capital existentes no grupo, representam um grande incentivo para continuar a implementar a nossa estratégia no futuro", refere o CEO do banco, José Antonio Alvarez (na foto).
A nível individual o Santander tem que cumprir um CET1 de 7,25%, sendo que neste indicador a margem do banco é ainda maior, pois chegou a Setembro com um rácio de 14,31%.
"Tendo em conta os níveis actuais do CET1 do Santander, tanto a nível consolidado como individual, estes requisitos de capital não implicam nenhuma limitação na distribuição de dividendos, de pagamento de remunerações variáveis e de cupões de títulos de dívida", salienta o Santander.