Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE diminui requisito de capital da CGD para o próximo ano

O supervisor reduziu o requisito de Pilar 2 para a CGD para o próximo ano em 10 pontos base para 1,9%.

Paulo Macedo rejeita que os bancos tenham lucros extraordinários e argumenta que o setor teve, ao longo dos últimos anos, prejuízos acumulados.
Ricardo Almeida
16 de Dezembro de 2022 às 20:20
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu o requisito de capital total (Pilar 2) exigido à Caixa Geral de Depósitos (CGD) no próximo ano, de acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira pelo banco público à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

 

A instituição financeira diz que foi informada pelo supervisor sobre os requisitos mínimos de capital prudencial e rácio de alavancagem para 2023, na sequência dos resultados do Supervisory Review and Evaluation Process (SREP).

 

Assim, "o requisito de Pilar 2 para a CGD em 2023 é de 1,9%", uma redução de 10 pontos base face a este ano e de 25 pontos base face a 2021, tendo sido por isso duas revisões consecutivas em baixa.

 

O banco liderado por Paulo Macedo acrescenta que "os rácios de capital da Caixa, com referência a 30 de setembro de 2022, excedem os novos requisitos mínimos exigidos em matéria de CET1, Tier 1 e Capital Total com margens muito significativas (9,6 pontos percentuais, 7,8 pontos percentuais e 6,7 pontos percentuais, respetivamente)".

 

Esta sexta-feira, também o BPI comunicou que o BCE diminuiu o requisito de capital total da instituição financeira liderada por João Pedro Oliveira e Costa.

Ver comentários
Saber mais BCE CGD Banco Central Europeu Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários Pilar Caixa Geral de Depósitos Caixa Geral de Depósitos João Pedro Oliveira e Costa economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio