Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA, o segundo maior banco espanhol que quer crescer

Instituição com 166 anos de história é, em volume de ativos e valor de mercado, o segundo maior banco do país vizinho.

Hugo Neutel hugoneutel@negocios.pt 09 de Maio de 2024 às 12:27
Com uma história de crescimento orgânico e por aquisições, o BBVA é, segundo mais do que um indicador, o segundo maior banco espanhol, posição que poderá ser reforçada se a OPA lançada sobre o Sabadell terminar com sucesso.

Fundado em 1857, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria reportou, no final do ano passado, ativos totais no valor de cerca de 775 mil milhões de euros, o que o coloca como segundo maior atrás do gigante Santander, que terminou 2023 com mais de 1,8 biliões, segundo o relatório anual da instituição financeira.

Com um lucro recorde de mais de 8 mil milhões de euros em 2023 (um crescimento de 22% face ao ano anterior), o banco liderado pelo CEO Onur Genç tem mais de 1800 agências em Espanha e emprega 121 mil pessoas.

Particularmente forte na banca de retalho, tem uma quota de 14,7% nesse segmento, segundo o comunicado no qual anuncia a operação.

A capitalização bolsista da instituição financeira ronda os 56,4 mil milhões de euros. Também neste indicador, o BBVA é o segundo maior banco espanhol atrás do Santander.

Além de Espanha, o BBVA está presente noutros doze países, incluindo Portugal, onde entrou em 1991 através da compra da sucursal portuguesa do britânico Lloyds e da Sociedade de Investimentos Bilbao Vizcaya.

Notícia alterada às 14h40 para refletir o valor correto dos ativos do Santander, que é de 1,8 biliões de euros
Ver comentários
Saber mais Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Espanha Santander Onur Genç BBVA Sabadell OPA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio