Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Barclays vende negócio dos cartões de crédito ao espanhol Bancopopular-e

O Barclays chegou a um acordo com o Bancopopular-e para a venda da operação de cartões de crédito em Portugal e Espanha. A transacção, que implica a transferência de clientes e colaboradores para o banco espanhol, deve estar concluída no final do ano.

Bloomberg
28 de Abril de 2016 às 10:40
  • ...

O Barclays vai vender o seu negócio de cartões de crédito em Portugal e Espanha ao Bancopopular-e, banco espanhol detido em 51% pelo fundo de investimentos Varde Partners e em 49% pelo Banco Popular Español, confirmaram as duas instituições esta quinta-feira, 28 de Abril.

A transacção, que está ainda sujeita à aprovação dos reguladores, implica a transferência de clientes e colaboradores para o Bancopopular-e. O banco britânico acredita que deverá estar concluída até ao final do ano.

Com a aquisição do novo negócio, o banco espanhol acrescenta aproximadamente 800 mil clientes à carteira existente de mais de 2,5 milhões.

"Apesar do Barclaycard ser um negócio atractivo e forte, em Portugal e Espanha, não está alinhado com a estratégia do Barclays em focar-se nos negócios de escala em territórios-chave futuros, tendo-se tornado assim parte do portefólio Barclays Non-Core desde Março de 2016", justifica o Barclays, em comunicado.

Para o Bancopopular-e, a aquisição da operação de cartões do Barclays é "estratégica", uma vez que "o seu modelo de especialização em cartões de crédito é similar ao desenvolvido actualmente pelo Bancopopular-e em Espanha".

"Estamos muito satisfeitos com o acordo obtido com o Barclays. Esta aquisição permite-nos acelerar o nosso crescimento em Espanha e Portugal, além de nos consolidarmos como especialistas em cartões de crédito", refere Iñaki Perkins, director-geral do Bancopopular-e, citado em comunicado.

O negócio detém aproximadamente mil milhões de libras (quase 1,3 mil milhões de euros) em activos, estando a ser vendido por um pequeno prémio sobre o seu valor contabilístico e a venda resultará numa redução de custos do portefólio Barclays Non-Core.

O Barclays estima que a transacção resulte numa diminuição de activos ponderados pelo risco de aproximadamente 900 milhões de libras.idera Jes Staley, CEO do banco britânico. "Com a aprovação da venda deste negócio, torna-se ainda mais tangível o progresso do nosso objectivo, na gestão para diminuir os activos de risco no Barclays Non-Core em cerca de 20 mil milhões de libras esterlinas até o final de 2017".

A venda do Barclaycard representa mais um desinvestimento do banco britânico em Portugal que, no início deste mês, vendeu o negócio comercial ao espanhol Bankinter por 86 milhões de eurosO negócio abarca a banca de particulares, a banca privada (gestão de património) e ainda uma parte da banca de empresas.

Ver comentários
Saber mais Barclays Portugal Espanha Varde Partners Banco Popular Español Iñaki Perkins Portugal e Espanha Jes Staley economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio