Notícia
Banco Popular estuda aquisição de banco norte-americano
O banco espanhol estará a analisar três bancos da Flórida, Estados Unidos, para uma eventual aquisição. O objectivo é expandir o negócio e reduzir dependência do mercado doméstico.
O Banco Popular está a analisar três bancos da Flórida, nos Estados Unidos, para uma possível aquisição, avança, esta quarta-feira, o espanhol Cinco Días. O objectivo do banco do país vizinho é duplicar o seu tamanho com esta compra e diversificar o seu negócio para não depender, exclusivamente, do mercado doméstico.
Segundo a mesma fonte, a instituição espanhola que já tem um pequeno banco nos Estados Unidos, o TotalBank, já no ano passado tinha tentado comprar o JGBBank, de Miami, mas foi ultrapassado pelo Sabadell, já que o seu proprietário era o colombiano Jaime Gilinsk, um dos principais accionistas do grupo catalão.
Além disso, pela mesma altura, o Banco Popular cruzou-se com o grupo mexicano Del Valle, cuja família pretendia investir no banco espanhol e contar com ele como parceiro para a sua nova aventura bancária no México.
A família Del Valle esteve ligada há banca por mais de 20 anos mas, por diversas circunstâncias, abandonou o sector financeiro para se dedicar ao sector empresarial, ainda que o seu desejo de voltar à banca a tenha levado a criar uma instituição, BX+, o número 16 do México, cujo projecto é financiar as PME, tal como faz o Popular em Espanha.
A entidade espanhola aproveitou o momento para realizar um aumento de capital, subscrito integralmente por investidores mexicanos entre os quais a família Del Valle. Com esta operação, os investidores mexicanos ficaram com 6% do Banco Popular, o que permitiu à instituição comprar 24,9% do BX+ e colocar um pé no México.
Agora, adianta o Cinco Díaz, o banco do país vizinho retomou o seu projecto de crescer nos Estados Unidos. O Popular já terá realizado vários estudos de mercado que apontam para a necessidade de o banco pelo menos duplicar o seu tamanho e alcançar os 5 mil milhões de dólares de activos.