Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra admite aliviar regras de liquidez à banca

O objectivo é ajudar a que a concessão de crédito à economia aumente. Assim, o Banco de Inglaterra está a ponderar atenuar as regras de liquidez impostas à banca.

Bloomberg
28 de Agosto de 2013 às 18:37
  • ...

O Banco de Inglaterra quer reforçar a capacidade de empréstimo das maiores unidades bancárias britânicas, segundo a agência Bloomberg. Com este objectivo, Mark Carney anunciou, no seu primeiro discurso como governador do banco central inglês, a possibilidade de atenuar as regras de liquidez impostas aos bancos. Isto, desde que as reservas de capital das entidades bancárias correspondam a 7% dos activos de risco que detêm.

 

A medida deverá ter como efeito uma diminuição do investimento necessário em 90 mil milhões de libras (perto de 63,31 mil milhões de euros), já que permitirá que os oito bancos principais e sociedades de construção atinjam o limiar de capital, explicou Carney. Desta forma, conseguir-se-á sustentar a oferta de crédito, já que “cada libra detida em activos líquidos é uma libra que podia estar a ser emprestada à economia real”, afirmou o novo governador do Banco de Inglaterra.

 

Em Junho, o banco central de Inglaterra divulgou que cinco bancos britânicos necessitam de um montante adicional de 13,4 mil milhões de dólares para cumprirem a regra dos 7%, entre outros requisitos relacionados com o capital.

 

Este atenuamento das regras, o primeiro depois dos bancos ingleses serem sujeitos a regras mais apertadas do que os pares europeus e norte-americanos, deverá “melhorar a rendibilidade” das unidades bancárias, na opinião de Simon Willis, analista da Daniel Stewart Securities, segundo a Bloomberg.

 

Os maiores bancos ingleses valorizaram, esta quarta-feira, em bolsa depois das palavras de Carney. O Barclays somou 1,37% para 284,55 libras, enquanto o Lloyds Bank subiu 1,73% para 73,89 libras, por acção.

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra Mark Carney banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio