Notícia
Banco de Portugal divulga regras básicas a ter em conta nos cheques
O Banco de Portugal (BdP) relembra algumas regras básicas da utilização de cheques na hora de emitir ou de receber um cheque.
Apesar de os cheques serem cada vez menos utilizados, continuam a ser responsáveis por um volume relevante de pagamentos em Portugal. O Banco de Portugal (BdP) relembra, num comunicado no site oficial da entidade bancária, algumas regras básicas na utilização de cheques caso seja para emiti-los ou recebê-los, isto porque a maioria dos clientes bancários habitualmente não lida com estes títulos.
Caso seja para emitir um cheque, o Banco de Portugal recorda que "os bancos não são obrigados a fornecer módulos de cheque aos seus clientes", assim como "estão impedidos de fornecer módulos de cheque às entidades". O banco aconselha ainda a não emitir cheques "depois de ultrapassada a data de validade pré-impressa no módulo de cheque" que consta no canto superior direito do título.
Outro dos conselhos da entidade bancária aos clientes passa por emitir cheques com a informação "não à ordem", isto para que o cheque seja pago apenas à pessoa/entidade que nele indica. Caso conste a expressão "à ordem de", o destinatário do cheque "pode transmiti-lo a outra pessoa ou entidade".
O banco sugere também não "emitir cheques pré-datados", assim como aconselha a preencher o cheque com cuidado. Embora não seja obrigatório fazê-lo, o Banco de Portugal (BdP) recomenda que "confirme o valor do cheque por extenso e que inutilize as quadrículas e os espaços não utilizados".
Caso seja para receber um cheque para pagamento, o banco relembra que "não é obrigado a aceitar cheques" e que deve verificar se está correctamente preenchido. Deve validar a assinatura do emitente, o montante e a data de emissão do cheque.
Outra recomendação da entidade bancária é apresentar o cheque ao banco para pagamento no prazo de 8 dias após a data de emissão. Caso não o cliente não apresente o cheque dentro deste prazo, o banco pode recusar-se a pagar ou o emitente pode dar ordem ao banco para não pagar o cheque.
Se o cheque for emitido sobre o mesmo banco, "os fundos devem ficar disponíveis nesse mesmo dia útil". Caso o cheque seja emitido num "banco diferente daquele no qual vai ser depositado, os fundos devem ficar disponíveis no segundo dia útil após o depósito".
Veja aqui todas as recomendações do Banco de Portugal.