Notícia
Atlantico Europa aumenta lucros para mais de 5 milhões no primeiro semestre
O aumento do produto bancário e das comissões impulsionou o resultado líquido do Atlantico Europa nos primeiros seis meses deste ano.
O banco Atlantico Europa, liderado por Diogo Cunha, obteve lucros de 5,1 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2018, o que representa um aumento de 43% face ao mesmo período de 2017.
Esta evolução positiva deve-se ao aumento do produto bancário (17%) e das comissões líquidas (38%), num período em que os custos de funcionamento ficaram estáveis.
O crédito concedido pelo banco baixou 12% para 77 milhões de euros, em "resultado de uma política conservadora do Atlantico Europa na concessão de crédito e uma estratégia que privilegia a actividade transaccional".
Em sentido inverso, os depósitos aumentaram 5% para 389 milhões de euros, o que resultou numa descida do rácio de transformação para 18,3%.
A rendibilidade anualizada dos capitais próprios subiu para 15,3% e o activo líquido desceu 30% para 1.055 milhões de euros, devido ao efeito da liquidação integral antecipada das linhas de financiamentos disponibilizadas pelo Banco Central Europeu
Nascido em 2009, o Atlantico Europa advém do angolano Banco Privado Atlantico, agora Millennium Atlântico, de que o BCP é accionista. Carlos Silva é o presidente da administração e Diogo Cunha o líder executivo.