Notícia
Santander com serviço normalizado. Banco de Portugal a acompanhar situação
Falha global na cloud da Microsoft afetou, em Portugal, os serviços do Santander. Mas canais do banco já estão de volta. Banco de Portugal está a acompanhar a situação, embora não detete para já indícios relevantes para o sistema bancário.
Os serviços do Santander Totta que tinham sido afetados pelas falhas globais na 'cloud' da Microsoft já estão a funcionar normalmente, disse ao Negócios fonte oficial do banco.
O Santander foi um dos afetados por cá de um problema que está também a atingir aeroportos, bancos e meios de comunicação social por todo o mundo.
Inicialmente, o banco admitia que "alguns serviços" tinham sido afetados e que os serviços estavam a ser afetados. Problemas, entretanto, resolvidos.
A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco também estão a funcionar normalmente.
Também a Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a "funcionar normalmente", disse fonte oficial.
E, segundo informação recolhida pelo Negócios, os serviços do BCP estão a funcionar sem qualquer perturbação.
Também o Novo Banco "não tem sistemas afetados com este tema", respondeu fonte oficial ao Negócios.
Banco de Portugal a acompanha situação de perto
O Negócios questionou também o Banco de Portugal sobre o impacto do 'apagão' informático no sistema financeiro.
Fonte oficial começou por recordar que este problema "não é específico de Portugal ou do setor financeiro", mas que decorre, segundo a informação disponível até ao momento, de um erro numa aplicação de utilização global.
"As operações do Banco de Portugal não estão a ser afetadas", acrescentou.
Ainda assim, o BdP "encontra-se a monitorizar de perto a situação, com base nas suas competências e deveres de supervisão, não tendo sido observado até ao momento nenhum indício de potencial impacto material para o sistema bancário", frisou a mesma fonte, ao Negócios.
(Notícia atualizada às 13:55 com a atualização da situação do Santander)
O Santander foi um dos afetados por cá de um problema que está também a atingir aeroportos, bancos e meios de comunicação social por todo o mundo.
A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco também estão a funcionar normalmente.
Também a Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a "funcionar normalmente", disse fonte oficial.
E, segundo informação recolhida pelo Negócios, os serviços do BCP estão a funcionar sem qualquer perturbação.
Também o Novo Banco "não tem sistemas afetados com este tema", respondeu fonte oficial ao Negócios.
Banco de Portugal a acompanha situação de perto
O Negócios questionou também o Banco de Portugal sobre o impacto do 'apagão' informático no sistema financeiro.
Fonte oficial começou por recordar que este problema "não é específico de Portugal ou do setor financeiro", mas que decorre, segundo a informação disponível até ao momento, de um erro numa aplicação de utilização global.
"As operações do Banco de Portugal não estão a ser afetadas", acrescentou.
Ainda assim, o BdP "encontra-se a monitorizar de perto a situação, com base nas suas competências e deveres de supervisão, não tendo sido observado até ao momento nenhum indício de potencial impacto material para o sistema bancário", frisou a mesma fonte, ao Negócios.
(Notícia atualizada às 13:55 com a atualização da situação do Santander)