Notícia
VW alcança acordo para recomprar ou reparar automóveis nos EUA
Acordo abrange os proprietários de cerca de 80 mil automóveis, que vão receber uma "compensação substancial".
A Volkswagen anunciou esta terça-feira que foi alcançado em tribunal um acordo para recomprar ou reparar 80 mil automóveis a diesel nos Estados Unidos, no âmbito do escândalo da manipulação de emissões, que estourou em Setembro do ano passado.
Este acordo abrange automóveis com motores de 3 litros - VW Toureg fabricados em 2014 e alguns modelos da Audi e da Porsche - sendo que a empresa alemã compromete-se a recomprar os veículos ou a repará-los.
O valor do acordo não foi revelado durante a audição realizada esta terça-feira num tribunal de São Francisco, mas de acordo com a Reuters deverá totalizar 300 milhões de dólares. Segundo o juiz Charles Breyer, os proprietários dos veículos abrangidos por este acordo vão receber uma "compensação substancial".
A Volkswagen classificou este acordo como "mais um importante passo em frente nos nossos esforços para fazer as coisas de forma correcta para os nossos clientes".
"Estamos empenhados em reconquistar a confiança dos nossos ‘stakeholders’ e agradecemos aos nossos clientes e concessionários pela paciência demonstrada à medida que o processo avança", refere um comunicado da VW, citado pela Bloomberg.
Em Outubro já tinha sido alcançado um acordo para cerca de 480 mil automóveis com motores de 3 litros. A VW admitiu no ano passado que manipulou as emissões em cerca de 11 milhões de automóveis.