Notícia
Volkswagen quer produzir em Espanha elétrico com preço a rondar os 20 mil euros
A fabricante alemã pretende iniciar em 2027 a produção de um modelo elétrico, batizado de ID.1, que seja acessível. A gigante de Wolfsburgo admite aliar-se a outros construtores, como a Renault.
O grupo Volkswagen mantém a intenção de produzir um automóvel elétricos acessível, com um preço que ronde os 20 mil euros, para enfrentar a concorrência de diversos rivais, em particular dos construtores automóveis chineses.
A indicação foi dada esta quinta-feira pelo CEO da marca Volkswagen, Thomas Schäfer, que adiantou que o objetivo é lançar este novo modelo, que se designará ID.1, em 2027, noticia o Cinco Días.
"Estamos a trabalhar de forma conceptual numa solução e não colocamos de parte colaborações neste âmbito", tinha assinalado o CEO do grupo Volkswagen, Oliver Blume, na véspera, durante a apresentação dos resultados anuais do gigante germânico.
Uma aliança entre fabricantes europeus, criando uma espécie de "Airbus do automóvel", já tinha sido defendida recentemente, no Salão Automóvel de Genebra, pelo CEO da Renault, Luca de Meo. O objetivo? Produzir elétricos acessíveis para enfrentar os concorrentes chineses.
A Volkswagen tem se destacado pela negativa no que toca à acessibilidade dos seus modelos elétricos. Em 2025, no entanto, a fabricante espera oferecer os primeiros elétricos com preços na casa dos 25 mil euros - dois SUV a produzir em Navarra, e compactos da Volkswagen e Cupra a fabricar em Barcelona.
Por comparação, a Stellantis, liderada por Carlos Tavares, vai lançar já este ano a versão elétrica do Citroën C3 com um preço inferior a 24 mil euros, e a Renault recuperou em versão elétrica o mítico Renault 5, a ser lançado este ano abaixo dos 25 mil euros. A marca do losango está ainda a desenvolver o Twingo elétrico, com um preço previsto inferior a 20 mil euros e que deverá chegar ao mercado em 2026.