Notícia
Vendas de carros em Portugal crescem ao dobro da União Europeia
O grupo Volkswagen voltou a perder quota de mercado na Europa, devido à quebra de vendas da marca envolvida no escândalo das emissões de poluentes. Ainda assim, o grupo dono da Audi e da Porsche continua a liderar com larga vantagem.
Nos primeiros dez meses do ano foram vendidos mais de 12,3 milhões de veículos na União Europeia, o que corresponde a um aumento de 7,2% face ao mesmo período do ano passado, revelou esta quinta-feira, 17 de Novembro, a Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus.
Em Portugal foram vendidos 173.862 carros, mais 14,4% do que há um ano, o que significa que as vendas de automóveis continuam a crescer a um ritmo superior ao do resto da Europa, no caso duas vezes maior. O maior aumento foi verificado em Chipre (26,3%), com a Alemanha a ser o país onde mais carros se venderam nos primeiros dez meses do ano (2,8 milhões).
Por marcas, a Volkswagen continua a ser a líder do mercado, com 1,44 milhões de unidades vendidas, o que corresponde a uma queda de 0,6% face ao ano passado. Ainda assim, esta continua a ser a marca mais vendida na Europa, tendo terminado o período com uma quota de mercado de 11,3%. Há um ano era de 12,2%.
Por grupos, o Volkswagen continua a liderar com uma quota de mercado de 24%, ainda assim menos do que os 25,1% registados em 2015. O segundo grupo é o PSA, com 9,9% do mercado, o que também representa uma quebra face ao ano passado.
Isolando o mês de Outubro houve uma quebra de vendas na Europa de 0,02% para pouco mais de 1,1 milhões de unidades face ao mesmo período do ano passado. Neste caso, em Portugal as vendas aumentaram 8,9% para 14,9 mil veículos, o que corresponde ao oitavo país com maior crescimento na Europa.